Para um professor, férias não costumam ser sinônimo de descanso. Há sempre um curso para ser feito, uma tarefa para terminar, assuntos domésticos para resolver. Normal. Quem passa o ano inteiro se dedicando aos alunos e à escola acaba deixando mesmo a casa e a família de lado. Mas... e você? Não vai tirar um tempo para recarregar sua bateria? Nossa sugestão é que você reserve uns dois ou três dias só para relaxar. Em geral, as pessoas que levam uma vida muito corrida não sabem o que fazer com o tempo livre. Não se preocupe. "Tudo de que você precisa é descanso, diversão e desenvolvimento pessoal", diz o especialista em lazer e recreação Leopoldo Gil Dulcio Vaz, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão. O descanso se caracteriza pelo tempo de sono (em média oito horas) e por atividades que proporcionem o repouso da mente e do corpo. Diversão é toda atividade não desenvolvida em troca de remuneração e que traga prazer, realização. Ou seja, qualquer coisa que você faça sem "compromisso". E desenvolvimento pessoal é todo ganho intelectual que você adquire no tempo livre. Pode ser até com um curso ou um livro, mas que passe bem longe de uma obrigação. Foi com base nesses conceitos que formulamos estes pequenos prazeres para você curtir nas férias. Escolha seus preferidos e relaxe!
1. Tirar uma soneca
Depois do almoço sempre bate aquele sono, uma vontade de deitar na rede, na cama, no sofá, em qualquer lugar tranqüilo para descansar. Como praticamente não dá para fazer isso o ano inteiro, reserve algumas de suas tardes nas férias para uma soneca. Você vai acordar outra pessoa.
2. Cozinhar para uma amiga querida
Convide uma amiga bem divertida para almoçar. Aí, coloque seu CD preferido para tocar e vá para a cozinha brincar de "bruxa" e fazer mágica com seus "caldeirões". Claro que tudo pode se resumir a um prato simples que vocês adorem. Mas é importante arrumar bem a mesa onde você e sua amiga vão saborear a obra-prima. Um copo de vinho branco gelado ou um suco colorido (de melancia, por exemplo) ajuda a soltar a conversa e a alterná-la com boas gargalhadas.
3. Curtir um bom filme
Alugar algumas fitas de vídeo (ou DVD) é uma ótima maneira de ver aqueles filmes que todos comentam e você não viu. À tarde ou no começo da noite, você pode desfrutar de uma gostosa "seção pipoca" vendo alguns dos filmes que a redação de ESCOLA elegeu como os melhores e indica na seção Livros & Cia.
4. Ligar para alguém que não vê há tempos
Dê um telefonema àquele amigo ou parente que você não vê há muito tempo mas que não sai da sua cabeça. Na correria, é comum deixar para conversar depois, mas essa hora nunca chega. Aproveite que tem tempo para contar as novidades e matar as saudades. Dessa forma, você dá e recebe carinho e atenção. Esse contato faz muito bem, mesmo que seja apenas pelo telefone.
5. Ir ao parque e brincar como criança
Uma bela montanha-russa, o carrossel ou o carrinho bate-bate. O que importa mesmo é quebrar a rotina, se divertir como as crianças e os jovens para quem você dá aulas. Assim, você desliga a cabeça e desperta o seu lado criativo e emocional. Se escolheu a montanha-russa, não se esqueça: solte a garganta quando despencar lá de cima!
Fonte: Adriana Friedmann, educadora e autora do livro A Arte de Brincar, 216 págs., Ed. Vozes, tel. (11) 3256-0611, 29,50 reais
6. Harmonizar a casa
Segundo o feng shui, técnica chinesa milenar que equilibra o ambiente, a posição de móveis e objetos dentro de casa pode proporcionar mais saúde, prosperidade e tranqüilidade. Quem já experimentou diz que funciona. Aqui, relacionamos algumas sugestões para você curtir e, ao mesmo tempo, atrair boas energias para sua vida. Na sala, deixe o sofá de frente para a porta de entrada para "abraçar" aqueles que chegam.
Na cozinha, use tons de verde e enfeite o ambiente com as belas cores de frutas, verduras e legumes. Isso atrai a fortuna e a fartura.
No quarto do casal, coloque um quadro com tons vermelhos acima da cabeceira para estimular a paixão. Se for redondo, melhor: o redondo unifica e integra a relação do casal. Posicione a cama de forma que seja possível ver a porta. Mas evite que os pés ou a cabeça fiquem voltados para ela.
Móveis e objetos de quartos infantis devem estar ao alcance dos pequenos e em sua linha de visão. Aquilo que não pode ser visto adequadamente causa medo, insegurança e sensação de opressão.
Fonte: Adrianne R. R. Frattari, especialista em feng shui, de São Paulo, tel. (11) 6989-4477, site: http://www.vidaemharmonia.com.br/
7. Mergulhar na leitura de um livro
Quer melhor companhia do que um bom livro? Na leitura, você viaja mentalmente, visualiza os personagens e vive emoções que talvez nunca façam parte da sua vida (como um bom suspense).
8. Entrar em contato com a natureza
A natureza é um generoso reservatório de energia onde você se recarrega quantas vezes quiser — e precisar. Veja algumas formas de entrar em contato com um dos seus quatro elementos: terra, água, ar e fogo.
Livre-se por algumas horas dos sapatos e pise na terra, na areia, em pedrinhas. Andar descalço libera a energia e a tensão acumuladas.
Se puder, tome um banho de mar, de cachoeira, de rio, de chuva! Se não, tome uma chuveirada ou mergulhe na banheira, usando aromas e essências que lhe agradem. A água ativa a energia amorosa e ajuda a dissolver a rigidez que muitas vezes adotamos na vida.
Com o corre-corre diário, a respiração torna-se curta, causando uma sensação de cansaço. Ao inspirar profundamente, você renova o ar e a disposição. Ao acordar, experimente tomar um banho de sol, nem que seja por dez minutos. Abra as janelas da casa para a luz entrar ou, se preferir, vá para fora! O elemento fogo melhora a criatividade, a intuição, a vitalidade e a sensualidade. Clareia os pensamentos e ajuda você a encontrar soluções e saídas para seus problemas. É também um antídoto natural contra a depressão.
Fonte: Patrícia Pinna Bernardo, psicóloga e arte-terapeuta, de São Paulo, tel. (11) 3862-2411, site: http://www.patriciapinna.psc.br/
9. Caminhar, pedalar e arejar a cabeça
Fazer uma boa caminhada está ao alcance de qualquer pessoa que não tenha problemas de articulação (principalmente nos quadris, pés e joelhos), lesões na coluna ou doenças como diabetes ou pressão alta. Uma roupa leve e calçados confortáveis são o suficiente para colocar o corpo em atividade e desligar um pouco a cabeça. Você deve escolher um lugar agradável e pouco poluído, como um parque. Enquanto anda, é bom bater papo com um colega de caminhada, ouvir música ou pensar na vida. O mesmo vale para quem prefere a bicicleta.
Cuidados
Não faça exercícios em jejum.
Use roupas leves e claras, para reter menos calor. Em dias frios, prefira as que mantenham o corpo aquecido, mas que não impeçam a transpiração.
Beba água antes, durante e depois do exercício.
Evite horários de sol forte. O melhor é antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde.
Use sempre protetor solar.
Consulte seu médico. Há exames que analisam a condição física e indicam com que freqüência e intensidade você pode praticar exercícios.
Nas caminhadas
Mantenha a coluna ereta e movimente os braços
Use tênis com sola espessa, para amortecer impactos.
Prefira pisos macios, como os de terra ou pedrinhas.
Ao andar de bicicleta
Use capacete.
Ajuste o selim de forma que, quando o pedal estiver baixo, o joelho fique levemente flexionado.
Encontre uma posição que não incomode a coluna.
Fonte: Paulo Zogaib, especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, professor da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo
10. Tirar uma manhã para cuidar da belezaSua casa tem quintal? Ótimo, você vai passar a manhã lá cuidando de você. Não tem? Prepare um canto da sala, de preferência perto da janela, onde possa espalhar seus equipamentos e dar uma relaxada. Comece o dia tomando um café bem saboroso e reforçado. Depois, mãos à obra. Um banho de creme no cabelo e uma esfoliacão na pele são indicados para ambos os sexos. Manicure e pedicure também vão bem e dão sensação de limpeza e bem-estar.
Para os cabelosCorte ao meio folhas de babosa, retire o gel de dentro e passe nos cabelos. Use uma touca térmica de 10 a 15 minutos. Se preferir, enrole na cabeça uma toalha umedecida em água quente. Assim que esfriar, umedeça novamente para esquentar. Deixe por 30 minutos. Seus cabelos vão ganhar vida e força.
Para o corpo 1. Misture 2 xícaras de aveia em flocos com 1/2 xícara de água. Forme uma pasta bem grossa. Coloque sobre uma gaze (dobrada, para os flocos de aveia não escaparem) e faça uma trouxinha amarrando as pontas. Deixe-a em um balde com água quente por 20 minutos.
2. Enquanto isso, tome um banho bem relaxante. Passe pelo corpo uma bucha vegetal para remover as células mortas. Faça movimentos circulares de baixo para cima, para estimular a circulação. Em seguida, esfregue o corpo com a trouxinha e enxágüe com a água do balde. Se você tiver banheira, deixe a trouxinha de aveia na água quente por 20 minutos. Depois, permaneça nessa água até ela começar a esfriar, esfregando a trouxinha pelo corpo. A pele vai ficar hidratada e macia.
Fonte: Cacia Rusenhack, fisioterapeuta, esteticista, cosmetóloga e professora da Universidade Gama Filho e da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, tel. (21) 2255-7635
11. Fazer uma faxina nos armários, e na vida
Organizar a casa é uma boa oportunidade para selecionar, no armário e na vida, aquilo que não serve mais, abrindo espaço para o novo. Aí vão algumas dicas:
Doe o que você não usa mais.
Arrume uma gaveta de cada vez para não se cansar.
Não guarde em locais difíceis aquilo que você usa com mais freqüência.
Evite usar saquinhos plásticos, sabonetes e caixas de papelão. Eles transformam seu armário num parque de diversões para traças e fungos. Prefira sacos de pano.
Não dobre peças de couro e cintos para não causar vincos.
Ponha tudo à mostra. Caso contrário, você deixa de usar uma peça simplesmente porque não se lembra dela.
Guarde os sapatos limpos. Eles vão durar mais.
Fonte: Cristina Papazian, organizadora de ambientes e armários, de São Paulo, tel. (11) 9304-1092
12. Resolver palavras cruzadas
Para o poeta Manuel Bandeira, descansar o espírito e aprender o nome das coisas eram as grandes virtudes das palavras cruzadas. E justificava: "Brasileiro não sabe os nomes das plantas nem das flores, e qualquer objeto chama ‘coisa’, ‘troço’, ‘negócio’". Chaplin, o imortal Carlitos, via nelas outra virtude: "Uma palavra cruzada alinha sempre meus pensamentos antes de dormir". E o novelista Manoel Carlos as considera "um entretenimento saudável que tem gosto de férias". Assim, dividimos com eles essa sugestão.
Fonte: www.coquetel.com.br/CoqDepoimentos.asp
13. Jogar paciência
Um jogo para jogar sozinho. E, na opinião de alguns aficcionados, o melhor passatempo do mundo — tanto que o número de tipos de paciência é imenso. Com o baralho, o jogo é mais relaxante. Só o ato de embaralhar as cartas já é um divertimento. No computador, é mais rápido e exige algum treino para ganhar. Mas, se você for fera no assunto, prepare-se para a vitória: como são programados, todos podem dar certo (dizem). É ver para crer.
14. Comprar um pote de sorvete só pra você
Isso mesmo: um delicioso pote de sorvete, só seu, daqueles que você mete a colher à vontade, sem preocupações. Alimentos doces estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar. Por isso é tão prazeroso tomar sorvete, comer uma bela torta ou uma barra de chocolate (que também contém substâncias estimulantes). Mas, se você não quiser (ou não puder) brincar com a balança, troque por um picolé de fruta. Contém açúcar, mas leva menos gordura.
Fonte: Zuleika Cozzi Halpern, endocrinologista e secretária-geral da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), em São Paulo
15. Montar um álbum de memórias
É uma delícia poder passar a tarde revendo fotos antigas. Para ficar mais divertido, por que não montar um álbum de memórias que, além de mostrar fotos, conte histórias? Chamados de scrapbooks, eles trazem títulos, pequenos textos e enfeites. E viram uma espécie de diário fotográfico. Nossa repórter criou três páginas com temas diferentes para servirem de exemplos. Veja.Para seu álbum ficar bonito e durar
Escolha fotos bem- focadas e recorte-as para que fiquem no tamanho desejado. Dê título aos trabalhos e elabore pequenos textos que expliquem um pouco as imagens Use cores e enfeites que combinem com as fotos ou com o tema (como as duas menininhas de metal na página sobre amizade). Armazene as páginas em pastas com plásticos (os tamanhos podem variar de acordo com o gosto). Isso evita o desgaste do manuseio. Para que as fotos não se danifiquem, utilize papéis, plástico, cola e adereços que não contenham ácidos (já existem materiais próprios para scrapbook).
Fonte: Flavia Terzi e Taís Calil, arquitetas e especialistas em scrapbook, da Pedaços Scrapbook Atelier, de São Paulo, tel. (11) 296-2813, site: http://www.pedacos.com.br/
Fonte: Nova Escola online